Já aconteceu com você de ficar sem saber o que postar no Instagram de uma empresa? Se sim, você não é a única pessoa, pois isso já aconteceu comigo também!
E, como eu não quero que você passe mais por esse aperto estou trazendo nesse artigo 10 tipos de conteúdo tanto em formato de imagem quanto vídeo que podem ser utilizados no Instagram comercial de qualquer empresa!
Seja para uma loja de decoração ou empresa de soluções em energia solar. A única coisa que você vai precisar fazer claro é adaptar a linguagem do post de acordo com a persona do negócio. Dito isso, bora ver os conteúdos?
Bastidores
Esse é um tipo de conteúdo que vale muito a pena investir. Já não é de agora que as pessoas tem interesse em conhecer mais sobre a marca que seguem.
E nesse caso estamos falando de algo além de saber quais os produtos e serviços estão disponíveis no catálogo.
O público está interessado em saber como é a empresa por dentro, como ela funciona, quem está por trás das câmeras fazendo a coisa funcionar.
Ver os funcionários no dia-a-dia, o processo de fabricação de um produto e outras atividades ajuda a criar uma conexão forte do público com a marca. E isso está ligado diretamente a humanização de marca.
O que postar? Fotos ou vídeos da equipe, reuniões internas, um vídeo curto fazendo um tour pelos setores da empresa (caso haja mais de um) e apresentando os colaboradores, eventos internos (aniversário de funcionários, treinamento, reformas, celebração de premiações ou datas comemorativas da empresa, etc).
Como já dito, podem ser postados tanto em vídeo quanto fotos, aqui o limite é a criatividade.
Não tenha vergonha de usar a sua e os recursos que as redes sociais oferecem para tornar o conteúdo ainda mais interessante!
Dicas
Ao invés de simplesmente vender seu produto, que tal fazer a diferença mostrando ao seu público dicas de como usar o produto e obter o melhor dele? Fazendo isso você aumenta as chances de conseguir mais engajamento e até seguidores!
Ou você pode ir além e dar dicas limpeza e cuidados com o seu produto para ele durar bem mais! Como esse é um conteúdo de caráter mais didático, a melhor alternativa são os vídeos rápidos.
Um bom exemplo disso é o ramo de moda. Aqui tem espaço para dicas de looks, como lavar corretamente a roupa tal ou evitar mofo.
E como atualmente os posts no formato reels estão ótimo alcance acaba sendo a ferramenta perfeita para fazer o público se apaixonar pela parca.
Depoimentos de clientes/feedback do produto ou serviço
Como já diz o ditado: não há marketing melhor do que o boca-a-boca. Então porque não usar o feedback dos seus clientes para vender o jabá? Claro que nesse tipo de conteúdo é importante você pedir autorização ao cliente ok? Daí você pode publicar nos stories e colocar uma pequena legenda agradecendo.
E para que os seguidores também vejam como as pessoas estão satisfeitas com sua marca, crie um destaque para deixar esses depoimentos sempre à mostra.
Eventos
Aqui você pode incluir desde eventos internos como inauguração, promoções especiais realizadas em datas comemorativas ou externos como eventos relacionados ao setor.
Por exemplo, no caso de uma empresa de TI, a equipe ou proprietário participa de um evento de tecnologia para atualizar seus conhecimentos na área.
Transformar esse momento em conteúdo agrega valor. As pessoas verão que se trata de uma marca que busca sempre inovar e trazer novidades benéficas para todos.
O bacana é que você pode criar conteúdos de diversas formas: vídeos curtos com os melhores momentos no reels, transmitir o evento através de stories ou até mesmo fazer uma live!
E mesmo depois de um tempo você pode postar fotos do evento no #tbt para recordar os melhores momentos. Legal né?
Tbt
E falando em tbt (Throwback Thursday) essa é uma ótima forma de reaproveitar conteúdo antigo que já foi postado, ou mesmo aquele que é antigo, mas você nunca postou porque tbt é justamente para isso! Relembrar datas importantes.
Além da vantagem de não ter o trabalho de produzir um novo conteúdo (exceto pela parte da legenda), você pode surpreender seu público, pois o tbt dá aquela quebrada na rotina causada pelas postagens atuais entendeu?
Você pode postar esse tipo de conteúdo tanto nos stories quanto no feed e funciona bem tanto no formato de imagem quanto vídeo.
Uma dica: para aumentar suas chances de alcançar mais pessoas com esse conteúdo, experimente variar na hashtag. Ao invés de usar simplesmente #tbt, tente #tbtdehoje e outras menos genéricas com menor concorrência.
Demonstração do produto/serviço
Eu posso até estar errado, mas pelo menos uma vez você já parou para curtir um vídeo de alguma empresa mostrando como funciona um produto, como a review de um modelo novo de celular por exemplo.
Esse é um conteúdo super útil e com altas chances de engajamento. Pense bem: você prefere aprender a usar um produto que não sabe como usar, assistindo a um vídeo ou lendo o manual com aquelas letrinhas miúdas?
Obviamente, você não precisa produzir um vídeo completo mostrando tudo que tem no manual! Ao invés disso mostre as principais características, cuidados na utilização, etc.
Um bom, exemplo é mostrar como limpar corretamente o espelho e evitar que ele oxide rápido no caso de um Instagram de vidraçaria.
E aqui o formato de vídeo é a melhor sugestão. E se você puder fazer um vídeo com legenda, melhor ainda!
Notícias
Independente da rede social, conteúdo sobre assunto novo sempre traz bons resultados. Principalmente se o conteúdo novo é sobre uma notícia que todos estão comentando.
Por exemplo: uma loja de produtos esportivos pode falar sobre as principais notícias relacionadas a copa, ou o perfil de uma prefeitura no Instagram comentar sobre os assuntos mais relevantes de uma eleição.
Vale reforçar que se você não quiser que seu post seja tratado como mais do mesmo quando postar esse tipo de conteúdo, considere além de divulgar a notícia, comentar sua opinião pessoal.
Isso mostra que você busca se informar sobre o assunto do seu ramo de negócio e é um grande incentivo para as pessoas terem interesse de participar da discussão, comentando publicamente ou através das mensagens privadas.
Mas vale reforçar também a importância ter cuidado ao se manifestar quando se tratar de assuntos mais sensíveis, como a política que mencionei no exemplo acima.
Newsjacking
Você pode até nunca ter ouvido falar dessa palavra, mas já deve ter visto algum perfil fazendo a prática. Trocando em miúdos, newsjacking é quando uma marca tira proveito do assunto do momento para se promover.
Esse tipo de conteúdo lembra os posts sobre notícias porém vai muito além. Pois a marca não precisa necessariamente estar relacionada ao assunto que tá na boca do povo.
Particularmente falando, eu gosto desse tipo de conteúdo, pois além de estimular bastante a criatividade para criar o posts é super divertido de fazer. Até porque na maioria dos casos o resultado final do post assume um tom de
humor :D
Lembra do polêmico vestido que parou a internet em 2015? Algumas pessoas viam a cor azul e preto enquanto outras branco e dourado.
Muitas marcas na época aproveitaram o hype desse assunto para fazer newsjacking, com destaque para a Dunkin', uma empresa especializada em rosquinhas e café, que criou a postagem abaixo com a legenda "Não importa se é azul/preto ou branco/dourado, eles ainda têm um sabor delicioso."
Pegou a ideia? O poder de uma publicação tipo newsjacking é tão grande que quando feito do jeito certo pode viralizar o post. Já pensou?
Memes
Quem não curte dar uma boa risada?
Exceto a Wandinha, tudo mundo gosta de rir de alguma coisa e nas redes sociais os memes estão entre os responsáveis pela alegria e engajamento de muitos usuários.
Então porque não tirar proveito disso pra promover seu negócio de uma forma divertida? Afinal, ninguém é de ferro então nada melhor do que dar uma descontraída de vez em quando.
Isso mesmo, de vez em quando! Porque devido a esse tipo de conteúdo ser mais fácil de produzir, pode acabar sendo uma armadilha e fazer com que do nada, um perfil de produtos eletrônicos se transforme em uma página de humor sacou?
O lance é nunca perder o foco!
Quanto ao exemplo, separei um pra você que embora não seja novo ainda faz muito sucesso: a imagem de Leônidas do filme 300 com a frase "Um pouco mais". Esse pode ser utilizado para diversos objetivos, basta usar a criatividade ao seu favor!
O exemplo acima seria obviamente para o público fitness, ratos de academia, e afins. |
Esse tipo de conteúdo é muito bom para ser usado quando você quer fazer com que o máximo de pessoas possível leia o que está na legenda.
E como a sugestão é não colocar muito texto na imagem, pois memes precisam ser rápidos e objetivos, você pode complementar a mensagem nas legendas promovendo seu negócio ao mesmo tempo que entra no clima da piada.
Causas/movimentos sociais
Aqui está um tipo de conteúdo ideal para trabalhar a humanização de qualquer negócio, ou seja, objetivo aqui não é simplesmente aproveitar o conteúdo para promover a marca ou realizar vendas.
Humanização de marca é importante para se conectar com as pessoas. Afinal, se analisarmos as redes sociais como um todo elas foram criadas justamente para isso.
Reconhecimento de marca, conversão ou vendas são as consequência do quão bem as redes sociais são usadas pelas marcas para se conectar com o público.
Como eu gosto de animais, não podia deixar de dar exemplo aqui: imagine uma loja de pets e que está ocorrendo uma campanha para arrecadar fundos, a fim de ajudar os animais que sobreviveram a uma queimada na Amazônia.
Essa marca pode demonstrar o quanto se importa com a causa, aderindo a campanha e convidando o público a participar. Isso pode ser realizado através de posts que vão desde imagens até vídeos curtos no formato reels ou stories.
E para tornar a ação ainda mais dinâmica a marca pode criar posts regulares com as principais atualizações relacionadas ao assunto e à campanha também.
Conteúdo relacionado a animais engajam muito por razões óbvias. Praticamente todo mundo gosta ou tem um de estimação, com destaque para cães e gatos que reinam entre os vídeos virais.
Agora não vai faltar conteúdo pro seu Instagram decolar!
Se você gostou dessas dicas de conteúdo para Instagram, fique continue acompanhando o blog que vai rolar mais artigos e dicas completas para outras redes sociais também!
E já que você chegou até ao final desse post, deixa um comentário que é de graça e me ajuda pra caramba. Muito obrigado e até mais!
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