Ideias de conteúdo para postar em lojas e showrooms de decoração que definitivamente dão resultado! |
Nesse artigo você vai encontrar diversas ideias de conteúdo para postar em lojas e showrooms de decoração e que funcionam super bem!
Mas antes de começar preciso deixar claro um detalhe: escrevi esse post com base no trabalho que vendo fazendo no Instagram de um showroom que comercializa principalmente cortinas, persianas e tapetes de alto padrão.
Porém, mesmo que você esteja buscando ideias de conteúdo para uma loja de outros produtos, as dicas ainda funcionam. Dito isto, agora vamos lá:
* Close: uma foto em close de alta resolução destacando um detalhe do produto. Ex: um detalhe importante de uma persiana, como na da foto abaixo que pe da marca Hunter Douglas, marca de persianas que meu cliente representa.
TIPOS DE CONTEÚDOS PARA LOJA OU SHOWROOM DE DECORAÇÃO
* Bastidores: ambiente de trabalho. Nesse caso pode ser destacando o produto ou os membros da empresa. Dica: experimente fazer a mesma foto em ângulos diferentes para postar uma principal seguida de mais três ou uma colagem com 4 fotos ou mais;* Close: uma foto em close de alta resolução destacando um detalhe do produto. Ex: um detalhe importante de uma persiana, como na da foto abaixo que pe da marca Hunter Douglas, marca de persianas que meu cliente representa.
Caso a foto seja feita com o celular, existe um modo dedicado para fotos bem aproximadas. No meu celular é o modo Macro;
* Fachada do showroom: uma bela foto da fachada da loja ou showroom é uma boa forma de apresentar às pessoas que ainda não conhecem a empresa, e uma dica onde fica para quem pretende fazer uma visita.
A ideia inicial é postar no feed, mas caso a empresa tenha um formato mais pro vertical, melhor postar nos stories, porque aí não precisa recortar e ocupa toda a tela;
* Tour: um mini tour pelo showroom começando pela recepção e mostrando os ambientes. Dica: comece o vídeo com alguém na entrada fazendo o gesto de “seja bem-vindo”;
* Demonstração: vídeo curto mostrando o funcionamento do produto. Obs: esse pode ser produzido pelo instalador após a execução do serviço ou por um dos colaboradores com os produtos disponíveis no mostruário.
Fica a sugestão de falar enquanto utiliza o produto fornecendo alguma informação complementar. Ex: “Gente essas são as cortinas da Hunter Douglas! A solução de alto padrão perfeita para...”;
* Fabricação do produto: caso a empresa que fornece os produtos disponibilize vídeos de fabricação e autorize a utilização nas redes sociais, esse vídeo pode ser postado com uma música de fundo ou áudio falando sobre a fabricação, citando a qualidade do material e benefícios;
* Antes e depois: foto do ambiente antes e depois da instalação do produto. Dica: se o produto foi instalado em mais de um local no mesmo ambiente, fazer fotos de ângulos diferentes destacando cada um para ser postado como colagem de fotos;
* Tour: um mini tour pelo showroom começando pela recepção e mostrando os ambientes. Dica: comece o vídeo com alguém na entrada fazendo o gesto de “seja bem-vindo”;
* Demonstração: vídeo curto mostrando o funcionamento do produto. Obs: esse pode ser produzido pelo instalador após a execução do serviço ou por um dos colaboradores com os produtos disponíveis no mostruário.
Fica a sugestão de falar enquanto utiliza o produto fornecendo alguma informação complementar. Ex: “Gente essas são as cortinas da Hunter Douglas! A solução de alto padrão perfeita para...”;
* Fabricação do produto: caso a empresa que fornece os produtos disponibilize vídeos de fabricação e autorize a utilização nas redes sociais, esse vídeo pode ser postado com uma música de fundo ou áudio falando sobre a fabricação, citando a qualidade do material e benefícios;
* Antes e depois: foto do ambiente antes e depois da instalação do produto. Dica: se o produto foi instalado em mais de um local no mesmo ambiente, fazer fotos de ângulos diferentes destacando cada um para ser postado como colagem de fotos;
* Eventos: vale tanto para eventos internos quanto externos relacionados ao setor. O formato pode ser em vídeo ou foto.
Dica: como se trata de evento, priorize destacar os momentos mais importantes, encontros com outras pessoas, anúncios etc. como se estivesse contando uma história, registre o que for importante no início, meio e fim do evento.
Outro formato indicado para esse tipo de conteúdo são lives. Nesse caso, é importante preparar o público anunciando a live com posts nos formatos feed ou stories;
* Dicas: existem diversos tipos de dicas que podem ser dadas em formato de foto ou vídeo:
- Como utilizar o produto
- Como escolher o produto ideal para o projeto tal (caso se trate de um projeto arquitetônico)
- Cuidados na manutenção do produto (limpeza, substituição de acessórios, etc)
- Cuidados no manuseio do produto durante uma mudança;
* Lançamentos: aqui funciona tanto o formato de vídeo quanto foto. Sempre que tiver um produto novo no catálogo, pode ser criado um conteúdo para divulgação. E posteriormente esse post poderá impulsionado para alcançar mais pessoas;
* Colagem para enquete: duas fotos, sendo dois modelos diferentes do mesmo produto para ser postado como colagem na vertical como enquete. Ex: gente qual vocês preferem? / Qual o mais elegante?;
* Reuniões com parceiros/clientes: esse tipo de conteúdo é válido tanto para feed ou stories e funciona como foto ou vídeo. Tire proveito de todas as oportunidades para produzir conteúdo humanizado através daquela foto ou vídeo registrando uma reunião com clientes ou parceiros;
* Conteúdo explicativo: nesse caso o formato indicado é o vídeo que permite passar informações com melhor assimilação pelo público. Aqui pode ser explicado os benefícios do produto, valor agregado entre outras informações que incentivem o cliente e preferir os produtos da empresa;
* Vídeos de inspiração com ambientes decorados, utilizando os produtos da empresa: pode ser feito com uma sequência de fotos em alta resolução com efeitos de transição entre as fotos;
Dica: como se trata de evento, priorize destacar os momentos mais importantes, encontros com outras pessoas, anúncios etc. como se estivesse contando uma história, registre o que for importante no início, meio e fim do evento.
Outro formato indicado para esse tipo de conteúdo são lives. Nesse caso, é importante preparar o público anunciando a live com posts nos formatos feed ou stories;
* Dicas: existem diversos tipos de dicas que podem ser dadas em formato de foto ou vídeo:
- Como utilizar o produto
- Como escolher o produto ideal para o projeto tal (caso se trate de um projeto arquitetônico)
- Cuidados na manutenção do produto (limpeza, substituição de acessórios, etc)
- Cuidados no manuseio do produto durante uma mudança;
* Lançamentos: aqui funciona tanto o formato de vídeo quanto foto. Sempre que tiver um produto novo no catálogo, pode ser criado um conteúdo para divulgação. E posteriormente esse post poderá impulsionado para alcançar mais pessoas;
* Colagem para enquete: duas fotos, sendo dois modelos diferentes do mesmo produto para ser postado como colagem na vertical como enquete. Ex: gente qual vocês preferem? / Qual o mais elegante?;
* Reuniões com parceiros/clientes: esse tipo de conteúdo é válido tanto para feed ou stories e funciona como foto ou vídeo. Tire proveito de todas as oportunidades para produzir conteúdo humanizado através daquela foto ou vídeo registrando uma reunião com clientes ou parceiros;
* Conteúdo explicativo: nesse caso o formato indicado é o vídeo que permite passar informações com melhor assimilação pelo público. Aqui pode ser explicado os benefícios do produto, valor agregado entre outras informações que incentivem o cliente e preferir os produtos da empresa;
* Vídeos de inspiração com ambientes decorados, utilizando os produtos da empresa: pode ser feito com uma sequência de fotos em alta resolução com efeitos de transição entre as fotos;
* Depoimentos de clientes: vídeo com depoimento do cliente satisfeito, print de conversa com o cliente dando o feedback do produto. Obs: esse tipo de conteúdo deve ser feito mediante autorização do cliente;
* História: fale um pouco sobre o começo da marca ou relembre um momento marcante.
* História: fale um pouco sobre o começo da marca ou relembre um momento marcante.
Para produzir esse tipo de conteúdo experimente aproveitar um momento inesquecível durante a jornada, por exemplo: “Hoje nossa empresa está completando xx anos! Por isso quero aproveitar para relembrar um dia muito especial quando...”;
*Tbt: uma ótima forma de aproveitar conteúdo que já foi publicado ou mesmo aquele mais antigo que não chegou a ser postado.
Mesmo não sendo para Tbt é interessante reutilizar conteúdos antigos.
*Tbt: uma ótima forma de aproveitar conteúdo que já foi publicado ou mesmo aquele mais antigo que não chegou a ser postado.
DICAS BÔNUS:
É importante ter o cuidado com a iluminação e enquadramento na hora de fazer as fotos ou gravar o vídeo. Ter cuidado com elementos desnecessários no cenário ou experimentar outros modos de fotografia do celular também é útil para obter resultados melhores.Mesmo não sendo para Tbt é interessante reutilizar conteúdos antigos.
Principalmente os que tiveram bons resultados ou aqueles que tiveram maior investimento financeiro e de tempo para produzir. Dessa forma esse conteúdo pode alcançar seguidores novos e engajar novamente com os antigos.
Uma maneira muito simples de obter fotos para stories é capturar imagens de vídeos.
Uma maneira muito simples de obter fotos para stories é capturar imagens de vídeos.
Qualquer celular tem essa ferramenta e dá para criar diversas fotos capturando cenas dos momentos mais importantes dos vídeos e que podem chamar mais atenção do público.
É recomendável utilizar esse recurso em vídeos com boa qualidade de resolução.
No caso dos vídeos que já foram gravados no formato horizontal, pode ser feita a captura de uma quantidade de imagens suficiente para criar uma colagem que mude o formato para vertical.
E só para reforçar, por mais que você já conheça as hashtags, lembre-se de fazer uma boa pesquisa a fim de identificar as melhores para usar no Instagram da marca.
No caso dos vídeos que já foram gravados no formato horizontal, pode ser feita a captura de uma quantidade de imagens suficiente para criar uma colagem que mude o formato para vertical.
E só para reforçar, por mais que você já conheça as hashtags, lembre-se de fazer uma boa pesquisa a fim de identificar as melhores para usar no Instagram da marca.
Agora, mãos à obra e bora produzir os posts!
Como mencionei no início, escrevi todas as ideias de conteúdo desse post com base em um dos meus clientes que é um showroom de decoração que tem como foco principal cortinas, persianas e tapetes de alto padrão.Mesmo assim, é possível usar todas as dicas aqui para qualquer ramo de decoração! Basta fazer as adaptações pertinentes aos produtos da loja.
E claro, se esse post foi útil para você e conhece pessoas que gostariam de ver esse post, dá aquela compartilhada que eu agradeço muito. Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário