Conseguir seguidores reais no Instagram sem gastar um centavo com publicidade é possível e eu vou te mostrar como! Aqui você vai encontrar 10 dicas para ganhar seguidores reais, usando os próprios recursos da plataforma de forma estratégica.
E todas as dicas que você verá aqui podem ser colocadas em prática hoje mesmo, independente do seu nicho. Então sem mais delongas, bora começar os trabalhos?
Otimize seu perfil do Instagram
Antes de se preocupar em como conseguir seguidores, considere como seu perfil de negócios no Instagram está configurado primeiro e pergunte a si mesmo: "meu perfil está adequado?"
Para começar, considere o seguinte:
* Sua biografia do Instagram (incluindo seu slogan, tagline e/ou uma hashtag de marca)
* Sua foto de perfil
* Seu link na biografia (e para onde ele aponta)
Esses detalhes definem a identidade da sua marca no Instagram. Mais importante ainda, eles afetam a descoberta da sua conta. Construir uma conta amigável para seguidores significa:
*Ter um nome de usuário fácil de pesquisar - Mantenha o nome da sua marca ou o mais próximo possível dos seus identificadores de mídia social existentes. Se seu nome for muito longo, encurte-o para uma variação que seu público reconheça fácil. Por exemplo: uma marca com o nome Bella Moda Fitness pode ser @bellafitness.
*Tornar sua foto de perfil profissional - Um logotipo do tamanho apropriado para qualquer texto que estiver na sua foto de perfil seja legível em uma tela de smartphone.
*Cuidar para onde você direciona o link da sua bio - Isso é crucial para transformar seguidores do Instagram em tráfego ou clientes significativos. É a única maneira de direcionar o tráfego social para o seu site e promoções.
Linkar para a sua página inicial é bom, mas nem sempre é o melhor. Para incentivar interações mais significativas, uma landing page que aponte para vários links pode ajudar.
Isso dá ao seu público total controle sobre como eles interagem com o seu negócio depois de visitar seu perfil, garantindo assim uma experiência melhor para seus seguidores.
Tenha um consistente calendário de postagens
Timing é importante nas redes sociais. Ou seja, você provavelmente não vai conseguir seguidores no Instagram se postar aleatoriamente.
Criar conteúdo e gerar valor é o que constrói seu público e fazer isso consistentemente é o que ajuda a mantê-los, portanto não deixe seu Instagram largado as traças! É por isso que manter um cronograma regular de postagem é crucial.
Agora sobre quando e com que frequência postar, você não precisa seguir um número fixo. A maioria das marcas posta diariamente ou quase diariamente.
Agora se você quer ao menos saber qual o melhor horário para postar no Instagram, basta dar uma olhada na ferramenta de Insights que lá mostra os horários para cada dia que seu público está ativo na rede social.
Faça agendamento de posts no Instagram
Postar nos horários certos ainda pode dar mais visibilidade às suas postagens e qualquer coisa que você puder fazer para maximizar o engajamento é um ponto positivo.
E aqui a gente entra no campo de planejamento com agendamento de conteúdo no Instagram. Hoje em dia tem um monte de ferramenta tanto de graça quanto pagas para você agendar reels, feed, stories, etc. Até o próprio Facebook tem a sua!
No estúdio de criação do Meta, você pode agendar posts para Instagram.
Agendar conteúdo com antecedência garante controle e organização e você não corre o risco de perder um horário importante para uma postagem que pode converter mais pessoas em seguidores da sua marca.
Promova seu Instagram em outros lugares
Esqueça a timidez quando for promover seu Instagram, se conseguir mais seguidores for seu objetivo. Existem diversas abordagens para promover seu perfil tanto na internet quanto fora . Aqui estão algumas ideias:
* Adicione ícones de mídia social ao seu site e email marketing - Eles facilitam para as pessoas encontrar o seu negócio e ajudam a se conectar com os clientes.
* Incorpore o feed do Instagram no seu site - Seja em site, blog ou até na loja virtual, reserve um espaço (que pode ser no rodapé) para incorporar o feed de posts mais recentes do seu Instagram. Assim você vai conseguir trazer mais seguidores através do seu site.
* Use QR Code - Se você tem um negócio físico como uma loja ou vidraçaria por exemplo, considere adicionar um adesivo com o @ e QR Code do seu Instagram em um local estratégico para cada pessoa que passar por ele facilmente vê-lo e assim acessar seu perfil para começar a seguir.
Dê aos seguidores o conteúdo que eles querem
Isso pode ser mais fácil falar do que fazer, mas vamos lá. Afinal filtros, legendas, tipos de conteúdo, horários de postagem estão tantas variáveis a serem consideradas, certo?
E por causa disso, o que funciona para uma marca pode não funcionar para outra em termos de formato e timing. Por exemplo, algumas marcas usam carrosséis. Outras estão totalmente focadas em reels e ambas abordagens podem funcionar.
Já viu como no Instagram tem conteúdos que recebem mais curtidas do que outros? É por isso que os testes são tão importantes e analisar os insights é fundamental. Lá você vai poder conferir os posts que estão fazendo mais sucesso com os seguidores e criar mais desses para eles!
Além disso, fique de olho nas novas tendências do Instagram. Dessa forma, você não perderá oportunidades de aproveitar formatos de conteúdo que estão em alta em toda a plataforma.
E falando em tendências, lembre de sempre tirar proveito de forma estratégica de algum assunto que está em alta. Eu falo mais sobre isso com nesse post sobre os tipos de conteúdo que funcionam super bem para gerar mais engajamento.
Encante seus seguidores no Instagram
Quando você faz seus seguidores do Instagram felizes, verá o retorno no crescimento do público. As melhores contas do Instagram têm fãs e comunidades (não apenas seguidores).
Para muitas contas, isso significa construir relacionamentos com os clientes. O conteúdo que destaca sua personalidade e as pessoas por trás de sua marca é um ponto positivo. Isso inclui:
* Conteúdo inspirador
* Conteúdo engraçado
* Republicação de conteúdo gerado pelo usuário com legendas únicas
* Postagens de narrativas
* Fotos e vídeos dos bastidores
* Postagens que aumentam a conscientização sobre causas sociais
Além disso, certifique-se de que seu conteúdo esteja alinhado com a voz e os valores de sua marca. Evite a todo custo parecer necessitado, exclusivamente orientado para vendas ou robótico.
Use Reels de forma estratégica
Não deixe de maneira alguma os reels fora da sua programação de conteúdo. Eles são divertidos, informativos, rápidos e queridinhos para o algoritmo.
Pense em tutoriais, destaques de produtos ou até mesmo espiadas rápidas nos bastidores. E como você só tem alguns segundos para chamar a atenção, seja criativo. Veja o que o próprio Instagram Para Empresas fala sobre o Reels:
Use as ferramentas incorporadas, como adesivos, cortes, filtros, música, dublagens e transições para criar Reels atraentes e na moda.
Para completar, esses vídeos em miniatura podem ser facilmente promovidos em plataformas como o TikTok, ajudando você a alcançar novos públicos e atrair mais seguidores.
Crie parcerias com influenciadores do seu nicho
Fazer parcerias com influenciadores com um público estabelecido é outra maneira de expandir seu próprio público.
Criadores de conteúdo podem colocar sua marca na frente do seu público-alvo e construir conscientização contínua para seus produtos. Comece encontrando os influenciadores certos.
Procure criadores que estejam alinhados com os valores e a estética da sua marca e tenham um público engajado, não apenas grande. Em seguida, descubra como você deseja colaborar com eles. Existem várias maneiras de fazer isso:
* Patrocínios pagos - esse é o tipo mais direto de parceria. Você paga ao influenciador para promover seu produto ou serviço. Certifique-se de concordar com os detalhes, como o número de postagens, tipo de conteúdo e quaisquer mensagens ou hashtags específicas que você deseja incluir.
* Trocas de produtos - em vez de compensação monetária, alguns influenciadores ficam felizes em receber produtos gratuitos em troca de uma análise ou destaque em seu Instagram.
* Programas de afiliados e embaixadores de marca - configure um programa para influenciadores menores que realmente adoram sua marca e estão dispostos a promovê-la ao longo do tempo. Recompense-os com pontos, descontos, comissões e outros benefícios em troca de um relacionamento de longo prazo.
*Conteúdo colaborativo - crie conteúdo juntos. Seja uma live conjunta no Instagram, ou postagens co-criadas, as colaborações podem te ajudar a alcançar um público mais amplo.
Por fim, não se esqueça de acompanhar a eficácia de suas campanhas com influenciadores. Analise métricas como crescimento de seguidores, engajamento e ROI para decidir se vale a pena buscar um relacionamento de longo prazo com um determinado influenciador.
Interaja com seu público fazendo lives
Faça lives no Instagram para interagir diretamente com seu público. Isso ajuda a promover o engajamento em tempo real e a construir um senso de comunidade.
Por exemplo, você pode realizar eventos virtuais como lançamentos de produtos, mostrar tutoriais rápidos ou simplesmente ter conversas informais e sessões de perguntas e respostas.
Se você tem uma loja virtual, os usuários podem até comprar seus produtos em tempo real. Além disso, você pode compartilhar essas transmissões ao vivo como stories, permitindo que os seguidores que perderam a transmissão a acompanhem mais tarde.
Aproveite seus seguidores atuais para conseguir novos
Então você tem um bom número de seguidores no Instagram. Mas vamos ser sinceros, não se trata apenas dos números. Trata-se de criar uma comunidade animada que esteja tão animada com suas postagens quanto você.
Nesse caso aqui estão cinco maneiras de manter seus seguidores atuais envolvidos com seu conteúdo, para através disso conseguir novos:
*Interaja com os seguidores - o Instagram não é para monólogos - é um lugar para a conversa. Responda a esses comentários, pergunte aos seus seguidores o que eles acham e incentive o conteúdo gerado pelo usuário.
*Ofereça valor consistente - seja guias práticos, códigos promocionais exclusivos ou apenas uma boa risada, certifique-se de que cada postagem agregue valor ao feed de notícias de seus seguidores. O objetivo é fazê-los voltar para mais.
*Mostre seu lado humano - as pessoas se conectam com humanos, então deixe cair a máscara corporativa. Mostre aos seus seguidores os rostos reais e as histórias por trás da sua marca. Talvez seja um dia na vida do seu café incrível ou destaques dos funcionários.
*Fique por dentro das tendências - o Instagram está sempre mudando. O que funcionou ontem pode não funcionar amanhã. Seja um filtro popular, um desafio viral ou um novo recurso; participe e experimente.
Isso mostra que você está comprometido com a plataforma e está disposto a evoluir com ela.
Viu como é possível ganhar seguidores de graça no Instagram?
Resumindo, para conseguir mais seguidores no Instagram de forma orgânica, se trata de criar uma estratégia sólida, envolver seu público atual e continuar a inovar em seu conteúdo.
Agora é só você usar essas dicas para definir a estratégia que funcione melhor para seu perfil e começar a por em prática! É claro que além dessas, há outras maneiras de aumentar seu público na rede social e com certeza, com o tempo você descobrirá seu próprio método.
Por último, mesmo que seja possível conseguir seguidores de graça, considere investir um dinheiro em publicidade para ampliar ainda mais seus resultados! Principalmente se seu objetivo com o Instagram for para negócios. Nesse caso, é um investimento que te trará ainda mais retorno no futuro.
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